Perguntas frequentes
Geral
A Minum nasceu com o objetivo de reimaginar e simplificar o seu serviço de energia. A Minum e sua parceira energética e não apenas mais um prestador de serviço. O Plano Minum substitui sua conta de luz e serviço da distribuidora tradicional por um plano de assinatura mais barato, mais simples e mais sustentável, desenhado para maximizar sua economia. O Plano Minum e 100% digital, simples e personalizado, oferecendo economia imediata, sem taxa de adesão, sem custo inicial e sem compromisso.
O Plano Minum foi concebido como uma alternativa simples e digital à sua conta de luz tradicional que oferece economia garantida. Ao aderir ao Plano Minum, você troca sua conta de luz tradicional por um plano de assinatura.
Ao se aderir, migramos sua conta de luz atual para a Minum, para que você fique somente com seu Plano Minum. A partir desse momento, você receberá apenas uma fatura mensal do Minum e não da concessionária.
Utilizamos tecnologia de ponta com análise de dados ativa e inteligente para gerar a economia garantido sob seu Plano Minum. O nosso sistema IA acompanha seu consumo em tempo real para melhorar e otimizar constantemente o nosso serviço e aumentar sua economia. Você economiza todos os meses sem riscos e com o mínimo esforço. Nossos especialistas desenham, utilizam e fazem gestão de energia renovável e tecnologia de ponta para você.
Quando você assina um Plano Minum, migramos sua conta de luz atual para nós. Esse processo pode levar até cerca de 15 dias úteis, mas pode se estender por até 40 dias, dependendo da sua distribuidora. Você poderá receber uma fatura final (parcial) da distribuidora assim que esse processo for concluído.
Depois da ativação do seu Plano Minum, você receberá apenas uma fatura mensal. Cuidamos integralmente da conta da distribuidora, gerando economia para você sem risco.
Se você tiver perda de energia ou problema com sua conexão à rede, você sempre pode entrar em contato diretamente com a distribuidora usando as informações da sua conta disponíveis no seu portal e na sua conta Minum.
Atualmente, a Minum está operando nos seguintes estados:
- Pará (PA EQUATORIAL)
- Goiás (GO EQUATORIAL)
Em breve lançaremos em:
- Mato Grosso (EMT)
- Mato Grosso do Sul (EMS)
- Maranhão (MA EQUATORIAL)
Nosso objetivo é oferecer o Plano Minum a todos os brasileiros em um futuro próximo.
Plano
O Plano Minum com economia garantida é tão simples quanto parece. No seu plano, você desfruta de economia garantida todos os meses em comparação com a conta de luz tradicional. Utilizamos energias renováveis e outras tecnologias de ponta para otimizar a sua gestão energética e gerar economias que repassamos para você através do seu Plano Minum. E uma parceria desenhada para maximizar sua economia, sem complexidade, custo ou risco para você.
Se consumir menos de 750 kWh/mês, a sua economia baseia-se no custo do seu consumo de energia (kWh). Se consumir mais, a sua economia baseia-se no custo total da sua conta de luz tradicional (incluindo iluminação pública, por exemplo).
Todos os nossos consumidores economizam mais nos períodos de bandeira tarifária!
Observe que não podemos oferecer economia no custo de outras cobranças da distribuidora, tais como juros, multas, doações e parcelamentos.
O Plano Minum substitui completamente sua conta de luz tradicional, enquanto uma assinatura de energia solar oferece créditos de energia virtuais para parcialmente compensar sua conta de luz tradicional. Com energia solar por assinatura, você tem dois serviços e duas contas.
Com um Plano Minum, você se beneficia da nossa energia solar e tem apenas uma conta e uma fatura.
Sim, a energia entregue pela Minum é 100% renovável.
O nosso Plano Minum padrão é de um ano, e você pode cancelar a qualquer momento com aviso prévio de 60 dias. Alguns planos com ofertas promocionais estão sujeitos a um período de fidelidade mínimo.
Cadastro
Sim. Você pode se aderir ao Plano Minum em minutos seguindo o nosso guia passo a passo. Certifique-se de ter acesso à sua conta de luz.
O Plano Minum está aberto a todos os consumidores conectados em baixa tensão – ou seja, consumidores das categorias tarifárias:
- B1
- B2
- B3
Infelizmente ainda não podemos atender:
- Clientes no mercado livre (ACL)
- Clientes com contas vencidas e não pagas
- Clientes com assinatura de energia solar
- Clientes com isenções fiscais
Sim! Atendemos clientes que possuem múltiplas unidades / contas de luz. Através da nossa plataforma, você pode gerenciar todas as suas unidades, ajustar ciclos de faturamento e até consolidar suas unidades em uma fatura mensal. Lembre-se de que cada unidade deve atender aos requisitos de elegibilidade.
Sim, mas precisamos entender o seu caso específico para podermos gerar uma oferta personalizada tendo em conta essa energia solar.
É importante lembrar que não podemos atender clientes que possuem assinatura de energia solar, a menos que você cancele essa assinatura ao aderir ao Plano Minum.
Sim! Se você é cliente de um parceiro Minum, pode ter direito a um desconto especial e/ou outros benefícios. Estamos sempre realizando campanhas promocionais, então entre em contato conosco para saber mais sobre as nossas campanhas atuais.
Precisamos da sua conta de luz recente (dos últimos três meses). Também precisamos de uma cópia do seu documento, que é solicitado como passo de ativação. Para uma conta corporativa (CNPJ), também e necessária prova de representação legal (por exemplo, estatuto social ou procuração).
Após a adesão, seu plano será ativado em até 60 (sessenta) dias, dependendo da sua distribuidora.
Você não precisa fazer nenhuma obra ou instalação para aderir ao Plano Minum. Dependendo do seu consumo, a Minum oferece a instalação de um medidor inteligente sem custo, a fim de identificar soluções para aumentar sua economia através da nossa IA.
Economia
Depende, mas o Plano Minum padrão oferece uma economia de pelo menos 10% em relação ao valor da conta de luz tradicional. A Minum usa IA e novas tecnologias de ponta para gerar e aumentar sua economia ao longo do tempo.
Sua economia pode ser maior caso:
- Identifiquemos uma melhor solução com base no seu consumo e perfil
- ANEEL ative as bandeiras tarifárias. Com a Minum você não precisa pagar bandeiras tarifárias, aumentando sua economia
- Você se inscreveu através de um dos programas de parceria do Minum
- Você se inscreveu em um plano com promoção especial
Estamos sempre em busca de novas soluções para aumentar sua economia. Se você deseja agendar uma auditoria do seu plano com nossa equipe (e é cliente há pelo menos 6 meses), entre em contato conosco.
A economia do seu Plano Minum vem na forma de desconto relativamente à conta de luz tradicional, da seguinte forma:
- Consumo >750kWh: Seu desconto é aplicado sobre o valor total da conta de luz tradicional que você teria pago à distribuidora com base na sua tarifa atual (incluindo iluminação pública, mas excluindo encargos, juros, multas e parcelamentos)
- Consumo <750kWh: Seu desconto é aplicado sobre o custo do seu consumo (kWh) que você teria pago à concessionária com base na sua tarifa atual
Nosso objetivo na Minum é oferecer preços simples, transparentes e garantidos para que você possa comparar o Plano Minum com outras alternativas. Se você acha que existe uma solução melhor que a nossa, nosso compromisso é fazer todo o possível para traçar um plano Minum para vencê-la.
Temos diversas campanhas promocionais que oferecem economia extra e/ou outros benefícios. A Minum também mantém parcerias com outras empresas para oferecer benefícios especiais aos seus clientes. Contacte-nos para mais informações sobre as campanhas atuais.
Algumas promoções exigem um prazo mínimo de compromisso.
Se você é um novo cliente, a nossa capacidade de oferecer maior economia é limitada. Isso ocorre porque dependemos da análise do seu consumo e perfil pelo nosso sistema IA para melhorar o nosso serviço e aumentar a sua economia. Se identificarmos uma forma de aumentar sua economia, iremos entrar em contato para apresentar uma solução melhor com mais economia.
Todos os nossos clientes que possuem o Plano Minum há pelo menos 6 meses podem agendar uma auditoria com os nossos especialistas para avaliar seu plano, necessidades e as mais recentes tecnologias Minum.
Benefícios
Atualmente oferecemos um medidor inteligente aos nossos clientes com consumo acima de 1.000 kWh/mês, sem nenhum custo.
Sim! Oferecemos compensação aos nossos clientes que fazem indicações! Para indicar alguém, entre em contato com nossa equipe. Num futuro próximo, você poderá fazer indicações diretamente através do seu portal.
A Minum é sua parceira de energia, e estamos comprometidos em desenhar uma solução sob medida para você. Oferecemos e gerenciamos uma variedade de tecnologias para melhorar seu serviço de energia, incluindo: medidores inteligentes, automação de dispositivos, disjuntores inteligentes, HVAC, baterias e carregamento de veículos elétricos! Caso você tenha interesse em alguma dessas tecnologias e em saber como acessá-las através do seu Plano Minum, entre em contato conosco via WhatsApp, telefone ou e-mail para contato@minum.com.br.us.
Gestão da conta
Você pode acessar sua conta através do nosso site com seu CPF/CNPJ e senha clicando em “Portal do Cliente.” No seu portal você pode ver sua fatura, monitorar seu consumo e acompanhar sua economia.
Não. Seu Plano Minum substitui completamente a conta de luz tradicional. A Minum cuidará de todo o processo de migração da sua conta de luz para a Minum, e você receberá apenas uma fatura nossa por mês, que poderá pagar via boleto, PIX ou cartão de débito/crédito. Um plano, uma conta.
Seu ciclo de faturamento com Minum segue seu ciclo da conta de luz atual. Dentro de 5 dias após o fechamento, você receberá sua fatura Minum com vencimento em 5 dias úteis. Se desejar ajustar seu ciclo de faturamento, entre em contato conosco.
Não automaticamente, mas você pode migrar seu plano para seu novo local ou novo inquilino entrando em contato conosco via WhatsApp, telefone ou e-mail para contato@minum.com.br.us.
Você pode entrar em contato com nossa área de atendimento via WhatsApp, telefone ou e-mail para contato@minum.com.br.
Quando você cancela seu Plano Minum, notificamos sua distribuidora para migrar sua conta de luz tradicional de volta para você. Isso pode levar até 60 dias, por isso exigimos um aviso prévio de pelo menos 60 dias para cancelar.