Uso consciente de energia no ambiente corporativo: motivos, dicas e importância
Os gastos com eletricidade não representam uma nova preocupação para a população. Hoje em dia, porém, a busca pelo uso consciente de energia se torna cada vez mais popular. E isso acontece entre diferentes nichos da sociedade, inclusive entre empresas.
Não é para menos: em um momento de inovações e transformações em diferentes tecnologias, é comum procurar por opções que transformam dificuldades em oportunidades.
Nesse cenário, o aumento de custos diversos, aliados à crescente demanda por sustentabilidade, fomenta os dois lados da moeda. Tanto quem tem o objetivo de economizar, quanto aqueles que desejam se adequar às estratégias ESG ou, até, unir esses dois elementos, se encontram fazendo a mesma pesquisa.
Felizmente, até as menores mudanças podem gerar grandes evoluções. E a Minum vai te mostrar mais sobre isso a partir de agora. Continue lendo!
O panorama de energia atual
Hoje em dia, existem dois fatores principais que fazem as pessoas buscarem um uso consciente de energia: o aumento dos gastos e o interesse pela sustentabilidade. E, agora, vamos entender um pouco mais sobre esses elementos.
1. Preocupação com os gastos
No Brasil, a população já sabe que, dependendo da época do ano e das condições climáticas, os custos com energia podem aumentar ou diminuir. Isso porque esses são fatores que influenciam nas condições de geração elétrica e, consequentemente, na bandeira tarifária.
Porém, apesar disso não ser uma novidade, isso pode influenciar, e muito, o orçamento das empresas e, consequentemente, os preços de suas soluções e até a remuneração de seus colaboradores.
Para não deixar isso influenciar negativamente o negócio, é importante buscar ações que minimizem esses gastos.
2. Interesse pela sustentabilidade
A pesquisa “Tendências de bens de consumo 2024”, da Opinion Box em parceria com a Neogrid, indica que 37% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais por produtos ecológicos e 50% dos consumidores buscam entender se as embalagens dos produtos consumidos são sustentáveis.
Diante desse cenário, que também vem acompanhado por mudanças climáticas preocupantes, é muito importante que empresas busquem se atualizar sobre o tema e, mais do que isso, se adaptar à nova realidade. Assim, além de captar mais a atenção do público, ainda gera valor ético.
E, nesse sentido, buscar por opções de uso consciente de energia é indispensável. Afinal, essa é uma grande preocupação atual no que diz respeito a esse tema.
Um uso consciente de energia pode começar com hábitos simples
Não são necessárias grandes medidas para obter economias significativas. Na verdade, com alguns passos simples, é possível garantir um uso consciente de energia que gere ótimos resultados, como:
E esses são só alguns exemplos! Com a Minum, você pode ir além ter ao seu lado uma parceira com foco no cliente, simplicidade e integridade.
Afinal, por aqui, substituímos a sua conta de luz tradicional por um plano inteligente, que não só gera uma economia garantida todo mês, como ainda permite monitoramento em tempo real, automação de equipamentos, gestão digital e uso de energia renovável.
Gostou? Explore o nosso site e garanta um uso consciente de energia que é completo e cheio de benefícios para sua empresa.