Como calcular o consumo de energia?

Minum Energia
novembro 20, 2024
3 min read

Como calcular o consumo de energia?

Entender como calcular o consumo de energia é o primeiro passo para uma gestão eficiente da conta de luz da sua empresa, promover a sustentabilidade e identificar oportunidades de economia. Neste conteúdo, abordaremos alguns conceitos e os passos de como calcular o consumo de energia da sua casa ou empresa, e ao final recomendaremos alternativas de como você pode economizar. 

Antes de começarmos o cálculo, é importante entender alguns termos-chave: 

  • Watt (W): Unidade de medida de potência elétrica. 
  • Quilowatt-hora (kWh): Unidade de medida de consumo de energia ao longo do tempo. 

Como calcular o consumo diário? 

Faça uma lista detalhada de todos os equipamentos elétricos em uso como eletrodomésticos, eletrônicos, iluminação, sistemas de aquecimento, refrigeração, entre outros. Anote a potência nominal de cada dispositivo em watts. Por lei, todo equipamento elétrico precisa mostrar sua potência na embalagem ou no manual.  

Após identificar esse dado, basta multiplicar a potência de cada dispositivo pelo tempo diário de uso em horas. Some esses valores para obter o consumo diário de cada aparelho. Por exemplo: 

Consumo Diário (Kwh) = (Potência do Aparelho / 1000) x Tempo de Uso Diário (h)  

Estimando o consumo mensal 

Para obter uma estimativa do consumo mensal, é necessário multiplicar o consumo diário total pelo número de dias no mês. Essa é a base para estimar seu consumo mensal. 

Consumo Mensal (kWh) = Consumo Diário (kWh) × Dias no Mês  

Considerando a tarifa de energia 

Verifique a tarifa de energia cobrada pela sua concessionária. Multiplique a tarifa pelo consumo mensal estimado para calcular os custos. Lembre-se de que as tarifas podem variar a depender da sua concessionária, classe, subclasse e modalidade tarifária que a sua conta de luz está cadastrada . 

Custo Mensal (R$) = Consumo Mensal (kWh) x Tarifa de Energia (R$/kWh) 

Estratégias para redução do consumo de energia 

Substituição de Equipamentos: Opte por aparelhos mais eficientes energeticamente. 

Iluminação LED: Troque lâmpadas incandescentes por LEDs, mais econômicas. 

Desligamento Consciente: Desligue dispositivos não utilizados para evitar o consumo em modo stand-by. 

Manutenção Regular: Equipamentos com manutenção regular geralmente consomem menos energia. 

Assinatura de energia como solução para empresas 

Plano Minum oferece energia solar por assinatura sem a necessidade de você adquirir placas solares, sem investimento, taxa de adesão ou obras. A economia é imediata, começando a partir do recebimento do seu primeiro boleto Minum. É possível se beneficiar da energia de nossas fazendas solares, pagando um valor fixo mensal com 10% de desconto ao mês, o equivalente a deixar de pagar 1 conta de luz ao ano. Você economiza e contribui para a redução de emissões de carbono, valorizando seu negócio com práticas sustentáveis. 

Monitoramento contínuo e adaptação 

O consumo de energia pode variar ao longo do ano devido a mudanças climáticas, sazonalidades e aquisição de novos equipamentos. Monitorar regularmente e ajustar seu plano de eficiência energética é fundamental para otimizar os seus custos. 

Para simplificar esse processo, a Minum oferece a instalação de medidor inteligente sem custo para o cliente final, o qual nos permite aprender mais sobre o perfil de consumo de energia da sua empresa para que possamos identificar oportunidades de maximizarmos a sua economia. Esses dispositivos garantem o monitoramento em tempo real e acesso aos dados detalhados sobre o consumo de energia, permitindo a coleta de importantes insights em tempo real, ajudando a identificar padrões de consumo e áreas de melhoria. 

Saber como calcular o consumo de energia permite um melhor controle financeiro, além de contribuir para a sustentabilidade. Conscientizar-se sobre o uso de energia renovável é um passo importante para você reduza custos e minimize os impactos ambientais. Ao adotar práticas eficientes e investir em tecnologias sustentáveis, todos passam a contribuir para a construção de um futuro mais inteligente e consciente.

Minum Energia
novembro 20, 2024